Eficiência Energética

Sistemas de Iluminação

O perfil de consumo de prédios públicos demonstra que 24% de toda energia consumida pela edificação é utilizada para a iluminação, 48% com condicionadores de ar, equipamentos de escritório aparecem com 15% e elevadores e bombas com 13% (Magalhães, 2001). Esses dados permitem concluir que os sistemas de iluminação podem assumir parcela significativa nas ações que acarretem o uso racional da energia elétrica.

As edificações, quando concebidas em projeto, podem ser pensadas de forma a obter maior eficiência energética por meio do uso de equipamentos com tecnologias avançadas, alterações em características construtivas da edificação, proteções solares, aberturas para ventilação, entre outros. Depois de construídas, as alterações físicas se tornam mais complicadas, porém manutenções periódicas nos equipamentos, alterações de hábitos ou rotinas dos trabalhadores, ou algumas reformas restritas ainda podem trazer benefícios de qualidade, eficiência energética e econômica às instituições.

 Aplicação

Os projetos TUPÃ podem ser aplicado a qualquer tipo de estabelecimento (residencial, comercial, educacional, industrial entre outros). Para maior aproveitamento deve-se envolver a consultoria em Eficiência Energética na concepção do projeto do estabelecimento.

Vantagens em aplicar Eficiência Energética ao Sistema de Iluminação

  1. Valoriza seu estabelecimento;
  2. Economia de energia elétrica;
  3. Pode reduzir as distorções harmônicas aumentando a qualidade da energia;
  4. Reduz os impactos provenientes do aumento da conta de luz.

Como funciona o projeto de eficiência energética a sistemas de iluminação?

  1. A TUPÃ realiza uma análise técnica do que pode ser aplicado ao projeto do estabelecimento ou estabelecimento já construído;
  2. A TUPÃ constrói a proposta comercial e apresenta ao cliente para aprovação;
  3. Caso a análise técnica peça de ajustes na estrutura física do estabelecimento ou aquisição de material, a TUPÃ fornecerá um projeto de eficiência energética ao cliente caso seja de desejo.